Indicadores Ácido-Base

Os indicadores de ácido e base ou indicadores de pH são de grande utilidade! São muito usados pela indústria e por laboratórios de pesquisa, por exemplo. O que eles fazem? Como o próprio nome já diz, eles nos indicam qual o pH de uma solução, se é baixo (ácido) ou alto (básico). E como eles indicam isso? Eles mudam de cor! Ao mudar a concentração de íons H+ ou OH na solução, ela muda de cor e assim podemos determinar se a solução é básica ou ácida. Existem diversos tipos de indicadores que mudam de cor em diferentes valores de pH.

Os indicadores ácido-base são substâncias que podem ser naturais ou sintéticas e que mudam de cor em função do pH do meio de uma solução.

Existem muitos tipos de indicadores de pH! Vamos falar aqui principalmente sobre três deles: fenolftaleína, papel de tornassol e indicadores universais.

Fenolftaleína: indicador líquido, é colocado na solução e muda de cor quando o pH está em 8.

Meio ácido: incolor

Meio básico: rosa

Fonte: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/indicadores-acido-base.htm> Acesso em 26/03/2017

Papel de tornassol: como o nome já diz, é um papel. Podemos encontrá-lo nas cores azul e vermelha. Quando pingamos uma solução ácida no papel vermelho, não acontece nada, já uma básica vai fazer com que ele fique azul. O papel azul é o contrário, a solução básica não faz com que sua cor mude, mas a ácida faz ele ficar vermelho. A limitação desse papel é que ele só consegue indicar se o meio está ácido ou básico, mas ele não nos dá valor de pH.

Meio ácido: vermelho

Meio básico: azul

Fonte: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/indicadores-ph.htm> Acesso em 26/03/2017

Indicadores universais: têm a forma de tiras com quatro ou mais indicadores colados em sequência. O que acontece é que, quando colocamos em uma solução, os indicadores vão mudar de cor e a combinação dessas cores vai nos indicar um valor unitário de pH entre 0 e 14.

Fonte: <http://elyplast.com.br/linha-farmaceutica/papel-indicador/papel-indicador-de-ph.html> Acesso em 26/03/2017

Para saber mais, veja também: