Impactos ambientais em nosso território, como o desmatamento, são ainda mais preocupantes porque, em virtude de sua posição geográfica e pela sua dimensão, o nosso país abriga uma grande variedade de ecossistemas, como os de clima tropical, dotados da maior biodiversidade mundial.
A Destruição da Natureza no Brasil
No Brasil, o ambiente natural tem sido agredido desde o início da colonização. A faixa litorânea foi a primeira a ser atingida. A mata Atlântica teve mais de 90% de sua área original derrubada para a fundação de cidades, o desenvolvimento da atividade agropecuária e, posteriormente, para a instalação do parque industrial brasileiro. A vegetação litorânea também foi muito afetada. A construção de portos e de casas de veraneio, a exploração turística, a extração do sal e a pesca predatória foram atividades que completaram os danos causados pela ação antrópica em ecossistemas litorâneos.
À medida que a ocupação do território nacional se expandiu para o interior, outros ecossistemas tiveram seu equilíbrio ecológico rompido pelas atividades que aí então se desenvolveram, como a mineração em Minas Gerais, Goiás, Pará e Mato Grosso e a criação de gado no Sertão nordestino, no Sul e, mais tarde, no Centro-Oeste.
Nas décadas de 1950 e 1970, a construção de Brasília, de rodovias e de usinas hidrelétricas, bem como projetos agropecuários e de mineração, causaram fortes impactos ambientais nas regiões Norte e Centro-Oeste, caracterizadas por apresentarem as maiores biodiversidades do mundo.
Para saber mais, veja também:
- A Cobertura Vegetal
- Principais Biomas do Mundo
- Zonas Áridas e Semiáridas
- Zonas Polares
- Zonas Temperadas
- Zonas Tropicais
- As Formações Vegetais do Brasil: Introdução
- A Floresta Amazônica
- A Mata Atlântica e a Caatinga
- A Mata dos Cocais, O Cerrado e O Pantanal
- A Mata de Araucária e os Campos
- As Vegetações Litorâneas e os Manguezais
- Os Domínios Morfoclimáticos
- Impactos na Amazônia e Mata Atlântica
- Impactos no Pantanal e Manguezais
- Unidades de Conservação