Agora, vamos pensar em uma outra situação. A entrega de uma das tarefas da gincana da sua escola deve ser feita em até 5 dias e a sugestão é que seja realizada por 4 pessoas. Como sua equipe está atrasada, precisa fazer a tarefa o mais rapidamente possível e pretende colocar 10 pessoas para realizá-la. Perceba que quanto mais pessoas trabalharem na tarefa, menos tempo vai demorar para terminá-la.
Diferentemente do que aconteceu no problema da caminhada, temos uma relação de “quanto mais, menos”, o que caracteriza uma relação entre grandezas inversamente proporcionais. A resolução é muito parecida, exceto por um detalhe: é necessário inverter uma parte da regra de três. Veja o procedimento:

A montagem é igual a que estamos acostumados, certo? A parte nova é a da inversão. Você pode escolher qualquer lado para realizá-lo. No caso, fizemos no lado direito:

E, agora, é só realizar a multiplicação cruzada, como de costume:

Que vai resultar em:

Ou seja, se apenas 4 pessoas trabalharem na tarefa, ela será entregue no tempo limite, 5 dias. Mas, se 10 pessoas realizarem o trabalho, a tarefa pode ser finalizada em apenas 2 dias! Veja que o número de pessoas aumentou, mas o número de dias diminuiu! Aí está, portanto, uma grandeza inversamente proporcional. Tome cuidado com a interpretação do problema para saber quando ele corresponde a essa situação e quando é a anterior, beleza?