O Governo Eurico Gaspar Dutra (1946-1950)

As eleições de 1945 contaram com a participação do general Eurico Gaspar Dutra (PSD), do brigadeiro Eduardo Gomes (UDN) e do engenheiro Iedo Fiúza (PCB). Com o apoio de Vargas, Dutra venceu as eleições e assumiu como presidente da República em janeiro de 1946. A seguir, veremos as principais características de seu governo.

Alinhamento Com os EUA

A política externa de Dutra seguiu a direção do alinhamento com os EUA, conforme demonstra o rompimento das relações diplomáticas do Brasil com a URSS em 1947. Sob liderança dos EUA, o Brasil e os demais países latino-americanos assinaram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), também em 1947. Em resumo, a política externa brasileira durante o governo Dutra foi marcada por uma dependência relativamente passiva frente aos EUA (VIZENTINI, 1999, pp.142).

Anticomunismo

O presidente Dutra tinha um perfil notadamente anticomunista, o que ajuda a entender seus esforços para decretar a ilegalidade do PCB já em 1947. Sob a justificativa do combate ao comunismo, o presidente também reprimiu as organizações sindicais e os movimentos grevistas, que protestavam contra a política de arrocho salarial promovida pelo governo.

O Modelo Econômico Liberal

Observem o esquema abaixo sobre o modelo liberal do governo Dutra:

Facilitação das Importações

A implantação de um modelo econômico liberal passou diretamente pela facilitação das importações. Sem muitos critérios de seleção, o Brasil passou a importar grandes quantidades de bens de consumo (brinquedos de plástico, aparelhos de televisão, automóveis, meias de náilon, geladeiras e aparelhos de rádio). Os industriais brasileiros, prejudicados com a política econômica de Dutra, argumentaram que o governo deveria selecionar as importações, de modo a priorizar a importação de bens de produção (máquinas e equipamentos para a indústria).

Concorrência Desleal

Outra característica do modelo liberal foi a concessão de maiores liberdades para as empresas estrangeiras. O aumento de produtos importados no mercado interno, combinado às maiores facilidades para empresas estrangeiras, provocou uma concorrência desleal com as empresas nacionais.

Reservas Cambiais

Como resultado do aumento das importações, as reservas cambiais foram gastas quase em sua totalidade, prejudicando as finanças públicas.

Arrocho Salarial

O governo buscou combater a inflação através de uma política de arrocho salarial, o que aumentou a insatisfação dos trabalhadores e gerou uma série de greves por várias regiões do país. De modo autoritário, Dutra chegou a decretar a ilegalidade das paralisações, intervindo em sindicatos e ordenando a prisão de líderes operários.

Plano Salte

Apesar da aplicação de um modelo econômico liberal, Dutra sabia que o Estado deveria priorizar algumas áreas, tais como saúde, alimentação, transporte e energia. Nesse sentido, o Plano SALTE tinha como objetivo aumentar os investimentos nessas quatro áreas. Por conta da falta de recursos e de equívocos na gestão administrava, o Plano não foi bem-sucedido. Porém, é possível mencionar algumas ações positivas, como é o caso do combate à malária em 11 estados do país, assim como a finalização da rodovia Rio-São Paulo, conhecida como rodovia Presidente Dutra.

Para saber mais, veja também: