Glossário Para Era Vargas

Capitalismo: é um sistema econômico surgido entre os séculos XVIII e XIX e que tem como único fim o lucro do capitalista, do empresário. O sistema como um todo existe em quase todo o mundo e é a partir dele que as relações econômicas se estabelecem. No mundo atual, o capitalismo se caracteriza pela acumulação de bens, de riqueza.

Cárdenas: Lázaro Cárdenas foi presidente do México entre 1934 e 1940, considerado um dos presidentes que melhor define a política Populista, baseada na força do Estado centralizador e popular.

Catete: Antes de Brasília ser a capital do Brasil, Rio de Janeiro ocupava esse posto. Assim, a sede do governo federal era o Palácio do Catete, uma linda mansão localizada no bairro Catete, Rio de Janeiro.

Coronéis: No sentido empregado no texto, coronel não tem relação com os coronéis do Exército. Era muito comum que existissem homens de negócio, fazendeiros, que por sua força econômica e política, dominavam a política local, mandando e desmandando nos setores políticos e econômicos; eles ficaram conhecidos como coronéis e, por muito tempo, foram responsáveis pelos votos de cabresto – e de certa forma, ainda existem em algumas regiões do Brasil.

Desmantelamento: desmantelar, aqui, significa destruir uma lógica política existente e criar, acima dela, uma nova lógica. Destruir. Acabar com um sistema.

Fascismo: é um tipo de doutrina política em que alguns pontos são levados em consideração, tais como: falta de democracia, violência física para conseguir poder, forte influência do Estado na economia, normalmente seguida de uma forte discriminação social ou racial.

Golpe: isso acontece quando um poder derruba o outro de forma ilegítima. Golpe é o nome que se dá aos movimentos políticos que não respeitam a Constituição e querem passar por cima das leis de um país, depondo um político para a sucessão de outro.

Grande Guerra Europeia: Também chamada de 1a Guerra Mundial, a Grande Guerra envolveu muitos países por conta do extremo nacionalismo e para disputar terras coloniais. Iniciou em 1914 e terminou em 1919.

Legitimar: Tornar algo legítimo, ou seja, dizer que algo “é” porque existem razões para isso; fazer com que alguma ação não seja questionável.

Nacionalismo: Sentimento de pertencimento a uma nação a ponto de defendê-la. Os nacionalistas acreditam em seu próprio país como um Estado forte que precisa ser defendido e glorificado.

Historiografia: é a escrita (grafia) da história (historio). Tudo o que for escrito sobre os processos passados com uma metodologia da história se chama de historiografia.

Industrialização: é um movimento que busca criar uma cultura de indústrias em determinado local. No caso do Brasil, a partir do primeiro governo Vargas, o processo de industrialização trouxe muitas indústrias para o interior do Brasil, gerando, também, o início da urbanização.

Perón: Juan Domingo Perón foi presidente da Argentina entre 1946 e 1955 e depois retornou em 1973, ficando na presidência até 1974. Sua política era extremamente populista, tanto que seu nome virou símbolo de movimento político na argentina: o peronismo.

Revolução: Ainda que muitos associem a palavra a guerras e violência, a revolução está ligada à mudança brusca de uma sociedade, seja ela nos âmbitos político, cultural ou social.

Sindicato: é uma entidade de representação de classe, ou seja, um órgão que se destina a cuidar dos interesses de um determinado grupo de trabalhadores ou empresários. Há os sindicatos de trabalhadores e os sindicatos patronais, ambos em prol dos interesses de seus representados.

Urbanização: é um movimento em que muitas pessoas que viviam nos campos, nas fazendas, no interior agrário do país, passaram a viver nas grandes cidades, inflando o número de pessoas nessas regiões e esvaziando os interiores. Os processos de urbanização no Brasil estão muito vinculados aos processos de industrialização.

Voto de Cabresto: é uma cultura política típica do interior do Brasil na Primeira República, em que os coronéis obrigavam as pessoas a votarem em seus candidatos, retribuindo também, com alimento, dinheiro ou outros bens. Uma compra de votos à moda antiga.

Para saber mais, veja também: