Apresentados os tipos textuais, nos deparamos agora com os gêneros textuais, que não são nada mais, nada menos do que os textos que encontramos na nossa vida diariamente. Como assim? Gênero textual é tudo aquilo que produzimos oralmente ou não (como temos visto ao longo da apostila) com um propósito e sempre será direcionado a alguém (interlocutor). Leiamos o quadro abaixo.
Os gêneros textuais possuem, naturalmente, uma forma preestabelecida, fato que implica determinados objetivos também preestabelecidos. Uma carta, por exemplo, pretende interagir com o seu interlocutor de modo explícito, dirigindo-se a ele; uma receita pretende ensinar o seu leitor a fazer alguma “coisa”, desde uma comida até uma peça de roupa; um conto, pertencente à literatura e à arte, tem o objetivo de narrar uma história ficcional. O gênero textual envolve, portanto, a forma textual e os objetivos desse texto.
Dito isso, quando falamos de gêneros textuais, devemos separá-los bem dos tipos textuais, pois nos gêneros as marcas linguísticas não são determinantes para classificar um determinado gênero. Ou seja, o que vai determinar um texto pertencente aos gêneros textuais vai ser a atividade social que ele estará desempenhando.
Texto Verbal e Não Verbal
Texto é tudo, certo? Tudo que fazemos é texto: o que falamos, o que escrevemos, o que vemos, o que escutamos. Bom, então o que seria texto verbal e texto não verbal? Pensem rápido! Chegaram a alguma conclusão?
Texto verbal será aquele em que…

Data de acesso: 22/08/2019
Isso mesmo! O texto verbal será aquele em que escrevemos ou falamos. E o texto não verbal, por sua vez, será aquele em que utilizamos imagens, sons, fotografias, pinturas, gestos, etc.

Disponível em: https://boxfashion.com.br/beyonce-em-formation-ela-arrasa-quenga/
Data de acesso: 27/09/2019
Texto Imagem
O texto imagem, como vimos anteriormente, é chamado de texto não verbal, porque ele não se manifesta de forma escrita ou falada. No entanto, nós enxergamos ele e, através do olhar, inferimos conceitos a partir do que visualizamos.
Vamos experimentar essa leitura imagética?


Data de acesso: 22/08/2019
Observaram essas duas imagens ao lado? Elas são da artista francesa contemporânea Malika Favre. Então, o que vocês interpretam olhando essas imagens? Qual significado vocês dão a elas?
Podemos pensar que, nessas imagens, há uma mulher bem-sucedida na vida, de personalidade forte e dona de si, assim como uma pessoa que pode gostar de manipular a vida das pessoas mais próximas – ou não. Contudo, ao acessarmos a página da artista, descobrimos que essa imagem faz parte de uma coleção que se chama God Mothers (Madrinhas). A partir disso, o que vocês acham sobre o título e o que vocês interpretam das imagens? Vai ao encontro do pensamento de vocês?
Portanto, queridos, no texto imagem tudo significa: a cor, o traço, a sombra, o quadro. E o que faz tudo ser do jeito que está sendo posto é o autor, fazendo com que a interação texto imagem se dê leitor/contexto.
Texto Musical e Texto Dançante

Data de acesso: 22/08/2019

Data de acesso: 22/08/2019
Em consonância ao que foi apresentado no item acima, o texto musical e texto dançante também não fazem parte do texto verbal. Nesses textos, o significado se dá pelo som e pelo movimento. Além disso, serve como um veículo de comunicação e expressão de valores e crenças, muitas vezes de um povo, de uma cultura.
Texto Cênico e Texto Cinematográfico

Disponível em: < https://www.papodecinema.com.br/filmes/quanto-mais-quente-melhor/>
Data de acesso: 24/08/2019
Uma vez que, no universo do teatro e do cinema, a pluralidade das interpretações permite uma ambiguidade e há um nível informativo muito alto – composto pelo cenário, figurino, relações pessoais, construção das personagens e, algumas vezes, o texto escrito, o que permitirá uma boa interpretação desses textos será quando o leitor/interlocutor, com o seu contexto, atribuir sentidos para o que está assistindo. Por fim, nos textos cênicos e cinematográficos, não há distanciamento do que estamos falando até então. Entretanto, nesses textos, o encontro de produtor/autor e interlocutor ocorrerá somente no momento de interpretação da imagem.
Tudo certo até aqui? Que bom! Não podemos esquecer que todo o texto é composto de elementos textuais e contextuais que auxiliam na construção de seu sentido! Além disso, a forma (tipo e gênero) também é bem importante no que diz respeito ao que se objetiva comunicar com determinados textos, não é?
Por fim, para além daquela ideia de que texto é só palavra, não podemos também esquecer que um texto pode até mesmo não ter palavra nenhuma! Um texto pode ser sonoro, imagético, cinematográfico ou misturar elementos de todos eles e, ainda por cima, ter muitas palavras! Dessa forma, a leitura de um texto que não é apenas verbal deve levar em consideração todos esses aspectos que são não verbais também!
Tranquilo? Agora vamos dar uma olhada em vários outros elementos que também vão auxiliar na construção dos sentidos do texto!