Formação de Imagem nas Lentes Esféricas

Então, como podemos saber qual será a imagem vista por uma pessoa utilizando uma lente? Assim como nos espelhos, existe um método muito simples para descobrir isso! Basta utilizarmos dois ou mais raios dos que acabamos de ver usando as leis da refração.

Lente Divergente: A imagem de um objeto vista por uma pessoa utilizando uma lente divergente sempre será menor, direita e virtual.

Lente Convergente: A lente convergente apresenta exatamente o mesmo caso de um espelho côncavo. Existem cinco possibilidades de imagens que podem ser formadas, dependendo da posição em que o objeto se encontra:

  1. Se o objeto está mais afastado do que o ponto antiprincipal, a imagem formada será real, menor e invertida;
  2. Se o objeto está exatamente no ponto antiprincipal, a imagem formada será real, igual e invertida;
  3. Se o objeto está entre o ponto antiprincipal e o foco, a imagem será real, maior e invertida;
  4. Se o objeto está exatamente sobre o foco, a imagem será imprópria, ou seja, não haverá formação de imagem;
  5. Se o objeto está mais perto da lente do que o foco, a imagem será virtual, maior e direita. É o caso das lentes de aumento!

Muito importante! Para espelhos, a imagem real se forma no mesmo lado que o objeto. Em lentes, a imagem real se forma do lado oposto ao objeto e a imagem virtual se forma do mesmo lado que o objeto.

Equações de Gauss para Lentes

As lentes seguem a mesma equação que os espelhos! A Equação de Gauss é exatamente a mesma mostrada algumas páginas atrás. Você precisa prestar atenção nos sinais utilizados: o foco é positivo para lentes convergentes (ela realmente foca os raios) e negativo para lentes divergentes (ela antifoca os raios). Os demais sinais seguem as mesmas regras que em espelhos.

Para saber mais, veja também: