Forma Trigonométrica dos Números Complexos

Nós já aprendemos várias coisinhas sobre os números complexos, mas sempre podemos aumentar o nosso conhecimento, certo? Por isso, vamos voltar um pouquinho e aprofundar o nosso conhecimento sobre o módulo de um número complexo. O que mais podemos tirar dele? Lembre que o módulo é a distância do número complexo (o ponto dele) até a origem. Agora, perceba que essa distância é uma linha que faz um ângulo com o eixo real. Veja o exemplo:

Esse ângulo é também chamado de argumento de Z, ou, ainda, de fase, e é um número entre 0 e 2 que satisfaz as seguintes condições:

Essas equações permitem que calculemos o ângulo, mas, se isolarmos a e b e substituirmos os valores na forma algébrica (z = a + bi), teremos a forma trigonométrica (também chamada de forma polar) dos números complexos. Acompanhe o passo a passo.

Isolando a e b:

Substituindo na forma algébrica:

Podemos colocar |z| em evidência. Reorganizando os termos, teremos:

Eis a forma trigonométrica do número complexo! Então, se temos a informação sobre o ângulo que o módulo do número complexo faz com o eixo real, podemos encontrar qual é esse número. Agora que temos uma nova forma de representar números complexos, vamos aprender algumas operações envolvendo elas.

Para saber mais, veja também: