Fontes de Energia Alternativas

As fontes alternativas surgiram para suprir dois problemas sérios da atualidade:

Futura escassez de fontes de energia não-renovável (principalmente petróleo);

Poluição ambiental causada por essas fontes, sobretudo pelos combustíveis fósseis.

As principais fontes de energia alternativa são as seguintes:

Ventos: trata-se de uma fonte de energia ilimitada, sem custos e limpa. A energia é obtida por meio de estruturas em forma de “hélices”, que ao serem movidas pelo vento, produzem energia mecanicamente. São mais de 30 mil turbinas eólicas de grande potência existentes no mundo, sendo que os países que possuem maior uso desta fonte são: Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Índia, etc.

Sol: como os ventos, é uma fonte de energia ilimitada, sem custos e limpa. Além disso, a energia solar pode ser transformada em energia elétrica ou energia térmica. Os países que mais utilizam esta fonte como geradora de energia são: Alemanha, Japão, Estados Unidos e Espanha.

Geotérmica: refere-se à energia obtida do calor interno da Terra. Em alguns locais de forte atividade vulcânica, o calor da crosta terrestre é captado e usado no aquecimento de água de casas, podendo mais raramente ser usado para mover turbinas que geram energia elétrica. Estados Unidos, Filipinas, México, Indonésia, Japão, Islândia, entre outros, já utilizam este tipo de energia.

Oceanos: a geração de energia se dá através da utilização das ondas, como é o caso da Noruega, ou das marés (altas), como na França.

Biomassa: já estão disponíveis novas tecnologias que possibilitam a obtenção de energia a partir da queima de uma variedade de produtos da biomassa, como plantas, excrementos, madeira, matérias vegetais (bagaço da cana-de-açúcar, palha de arroz, óleo de dendê, etc.) e carvão vegetal.

Xisto Betuminoso: rocha sedimentar que agrega matéria orgânica e entra em decomposição formando reservatórios que podem gerar os mesmos combustíveis derivados do petróleo. Atualmente, os EUA se tornaram o maior produtor e consumidor desta fonte.

Para saber mais, veja também: