Europa: Aspectos Naturais

A Europa pertence, com a Ásia, a uma massa de terra conhecida como Eurásia. O continente europeu tem área de 10 milhões de quilômetros quadrados e é banhado ao norte pelo Oceano Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico e ao sul pelo Mar Mediterrâneo. À leste, a fronteira com a Ásia atravessa a Rússia e a Turquia. Esse limite é determinado pelos Montes Urais, pelo Rio Ural, pelo Mar Cáspio, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Negro. Três nações transcaucasianas (Armênia, Azerbaidjão e Geórgia), cujos territórios se estendem até a Ásia, são consideradas integrantes do continente europeu.

O litoral europeu é muito recortado e apresenta cinco grandes penínsulas Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava e da Jutlândia – e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, a Córsega, a Sicília e Creta.

A maior parte do território europeu é formada por planícies. Mais da metade de sua extensão está abaixo de 200 metros, e a altitude média é
de 340 metros. O relevo montanhoso prevalece nas porções norte (onde se localizam os Montes Escandinavos e as cadeias das Ilhas Britânicas) e sul (cortada pelos Pirineus, Alpes, Cárpatos e Bálcãs). No centro, uma vasta planície se estende, quase sem interrupção, dos Pirineus aos Montes Urais. O continente não abriga rios extensos: o maior deles, o Volga, tem cerca de 3,5 mil quilômetros.

O clima predominante é o temperado, mas há variações determinadas pela latitude e pela influência do oceano e da massa continental asiática. O sul apresenta clima mediterrâneo e vegetação de arbustos. No centro e no leste, o clima é frio. Essa faixa é ocupada por florestas temperadas e de coníferas. No noroeste, prevalece o clima temperado. O extremo norte tem clima polar e sua vegetação típica é a tundra. Cerca de 40% das florestas europeias foram desmatadas. As maiores extensões de mata nativa ainda preservadas são de coníferas, na Suécia e na Finlândia.

Para saber mais, veja também: