Vamos usar novamente a Eletrostática para nos ajudar! Lembra do Campo Elétrico que existe em volta de uma carga elétrica? Aqui existe algo parecido em volta dos ímãs, é o Campo Magnético. Você já deve ter percebido que o magnetismo está intimamente ligado à eletricidade, certo? É isso mesmo, inclusive existe uma relação direta entre o Campo Elétrico e o Magnético. Estudaremos isso mais adiante!
A atração e repulsão dos ímãs está diretamente relacionada ao Campo Magnético! Dessa forma, podemos caracterizar este conceito como uma influência magnética ao longo do espaço e podemos associar um vetor campo magnético a cada ponto do espaço, cuja direção e sentido representam a orientação de uma bússola colocada naquele ponto e cujo módulo representa o quão intensa é a influência magnética nele.

Linhas de Campo em Um Ímã
Ao contrário das linhas de Campo Elétrico, que podem se estender para longe das cargas, as linhas de Campo Magnético circundam os ímãs e são sempre fechadas. Não existe início nem final; a direção dessas linhas depende da localização que estamos analisando. Quando tratamos do exterior de um ímã, a orientação das linhas se dá do polo Norte para o polo Sul. Você pode observar isso na imagem anterior! Já em seu interior, ocorre justamente o contrário, a orientação é do polo Sul para o polo norte.
Representação do Campo
Quando estivermos analisando problemas envolvendo Campos Magnéticos, será muito comum encontrarmos situações em que a direção do campo é perpendicular ao plano da página, ou seja, a direção do campo estará entrando no papel. Assim, precisamos de uma representação que nos indique se o campo está direcionado para dentro ou para fora da página. Existe uma convenção para esta representação; a jogada é imaginar o campo como sendo uma flecha. “Uma flecha?” Isso mesmo, aquelas com penas na ponta, comuns em desenhos animados! Quando o Campo estiver entrando na página, veremos a parte traseira da flecha, ou seja, as penas em formato de “x”. Já quando o campo estiver saindo da página, veremos apenas um ponto, a parte frontal da flecha. Se liga na representação abaixo, ela mostra exatamente isso!
Dicas importantes! No desenho do campo magnético, o sentido das linhas representa a orientação que uma bússola teria naquele local. Além disso, quanto mais próximas estiverem as linhas, mais intenso será o campo naquele ponto.


Para saber mais, veja também: