Estados Físicos da Matéria

Em nosso cotidiano, podemos encontrar diversas substâncias completamente diferentes umas das outras. Entretanto, por mais diferente que elas sejam entre si, podemos ter a certeza de uma coisa: independente de qual seja essa substância, ela estará em um dos três estados físicos: líquido, sólido ou gasoso.

Intuitivamente, já temos uma ideia sobre o que são esses estados físicos. O gelo, por exemplo, é a fase sólida da substância água. Agora, o que você acha que acontece se adicionarmos energia nessa substância? Ocorrerá um aumento na agitação e um afastamento de suas moléculas. E aqui entra a grande jogada! Se essa energia fornecida for suficientemente grande, as ligações moleculares que existem dentro da água irão se romper e água em estado líquido será formada! Agora, se adicionarmos ainda mais energia, de forma que as moléculas fiquem ainda mais afastadas e ainda mais ligações se rompam, surgirá o vapor, a forma gasosa da água.

Vale o conhecimento! Se adicionarmos ainda mais energia a uma substância no estado gasoso, ela irá se separar em íons e elétrons, formando uma quarta fase da matéria, chamada de plasma. Mas, espera aí, por que falamos apenas em três estados antes? Porque basicamente nada com que temos contato está no estado de plasma e, justamente por isso, focaremos nosso estudo apenas nas três fases que vimos anteriormente.

Mudança de Estados Físicos

Já tivemos um contato muito significativo com as mudanças de estado físico. A intenção desse tópico é apenas lembrar o sentido em que as mudanças acontecem. Entender isso vai facilitar muito o estudo do nosso próximo tópico. Se liga no esquema abaixo, ele resume tudo que é necessário conhecer sobre o assunto!

Se liga! As temperaturas em que acontecem as trocas de estados físicos dependem da substância e da pressão atmosférica do local onde essa substância está!

Para saber mais, veja também: