Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Você já reparou que a maioria dos espelhos que nós temos contato diariamente são planos? Desde o espelho retrovisor dos carros até o espelho do nosso quarto que utilizamos para nos olhar! E são exatamente esses espelhos que estudaremos nesse tópico! Aqui, vamos analisar como a luz se reflete nestes espelhos ou, em outras palavras, como vemos as coisas através do espelho.

Voltando aos espelhos retrovisores dos automóveis: muito provavelmente você já observou alguém entrar no carro e arrumar o espelho, não é verdade? Mas por qual motivo as pessoas fazem isso? Pessoas diferentes possuem alturas diferentes, certo? É justamente por isso, cada um que entra no carro ajusta os espelhos de forma que os raios de luz provenientes dos carros que estão atrás sejam refletidos até os seus próprios olhos. Em outras palavras, de modo que consiga enxergar os carros que estão atrás. Mas, como essa reflexão funciona? Existem duas leis que regem esse fenômeno! Elas dizem o seguinte:
► 1° Lei da Reflexão: O raio incidente, a normal e o raio refletido são coplanares, ou seja, estão no mesmo plano.
► 2º Lei da Reflexão: O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Essas duas leis são mostradas aqui embaixo através de uma imagem:

Percebeu que tanto o raio incidente quanto o raio refletido estão no plano na página? Exatamente como a primeira lei diz!