Equações de Gauss

Bom, utilizando os quatro raios especiais já aprendemos a identificar o tipo de imagem formada conforme a posição do objeto, certo? Entretanto, esse método não nos ajuda quando queremos realmente encontrar os valores de distância de um objeto para o espelho. Para isso, existem as equações matemáticas apresentadas ao lado!

Nestas equações, o termo f é a distância focal do espelho (f = R/2). Para espelhos côncavos, esse termo é positivo, já para espelhos convexos, ele é negativo! Os termos di e do representam, respectivamente, a distância da imagem até o espelho e a distância do objeto até o espelho. Caso a imagem ou o objeto sejam reais (estejam do mesmo lado do observador), então o termo correspondente a cada um é positivo.

a) do > 0 → objeto real;

b) di > 0 → imagem real;

Caso algum deles sejam virtual (do lado oposto do espelho em que está o observador), então o termo correspondente a cada um será negativo.

a) do < 0 → objeto virtual;

b) di < 0 → imagem virtual;

Os termos i e o correspondem, respectivamente, à a altura da imagem e do objeto. Caso o objeto ou a imagem estejam acima do eixo principal, então o termo correspondente a cada um é positivo.

a) o > 0 → objeto para cima;

b) i > 0 → imagem para cima;

Caso algum deles esteja localizado abaixo do eixo principal, então o termo correspondente é negativo.

a) o < 0 → objeto para baixo;

b) i < 0 → imagem para baixo;

“A” é a ampliação da imagem. Se esse termo for positivo, a imagem é direita em relação ao objeto; se for negativo, ela é invertida em relação ao objeto. Se |A|>1, então a imagem é maior que o objeto. Caso contrário, (|A|<1) a imagem é menor.

Atenção! O principal cuidado na hora de resolver um exercício envolvendo a parte matemática de espelhos é acertar os sinais. Revisar nunca é demais! Você sempre pode fazer o desenho da imagem para conferir se a sua resposta faz sentido.

Para saber mais, veja também: