Elementos Cartográficos: Título, Legenda e Símbolos Cartográficos e Orientação

Título

É aquela barbada, né? O título de um mapa apresenta informações fundamentais para a sua leitura, pois indica o assunto e o local representados, além de informar, em alguns casos, o espaço de tempo dos fenômenos representados.

Legenda e Símbolos Cartográficos

A legenda é a chave. Para interpretar símbolos ou convenções cartográficas, que são conjuntos de sinais, figuras e cores que aparecem nos mapas e por meio dos quais podemos analisar as informações que eles contêm e até os diferentes graus de intensidade que eles apresentam, a legenda é o recurso golden magic.

Orientação

Para fazer aquela orientação lascada de faceira é necessário possuirmos, primariamente, o conhecimento de como funciona uma rosa-dos-ventos. Assim, dividimos o horizonte que nos cerca em quatro direções chamadas pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O).

Sabendo um deles, podemos determinar facilmente os outros três. O Norte e o Sul são dirigidos para os dois polos da Terra. O Leste e o Oeste, representados nas bússolas por E (East) e W (West), respectivamente, indicam o Oriente (onde o Sol nasce) e o Ocidente (onde o Sol se põe).

Os quatro pontos cardeais são divididos em quatro pontos colaterais:

Nordeste (NE), entre o norte e o leste;

Noroeste (NO), entre o norte e o oeste;

Sudeste (SE), entre o sul e o leste;

Sudoeste (SO), entre o sul e o oeste.

Além destes, encontramos também os pontos subcolaterais que separam os cardeais dos colaterais. Todos esses pontos justapostos formam a Rosa-dos-Ventos ou Rosa-dos-Rumos.

Como meios de orientação que se utilizam dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, temos os:

Meios Naturais

Estrelas: Sol, Estrela Polar (no Hemisfério Norte), Cruzeiro do Sul (no Hemisfério Sul), entre tantas outras.

Lua: como o Sol, a Lua nos indica o ponto cardeal Leste ao nascer e o ponto Oeste ao se pôr.

Meios Artificiais

Bússola: instrumento com uma agulha magnética que gira sobre um eixo vertical apontado para o Norte Magnético do planeta.

GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global): instrumento que fornece imediatamente as coordenadas geográficas e altitude de um ponto, utilizado os satélites artificiais presentes na órbita da Terra.

Para saber mais, veja também: