Elementos Cartográficos: Projeções Cartográficas

Aqui é um ponto mais teórico que prático. Mas não menos importante. As projeções cartográficas constituem a rede de paralelos e meridianos sobre a qual desenhamos um mapa. Apesar de possibilitar uma representação mais precisa e mais organizada da superfície terrestre, o uso das projeções pode causar distorções, afinal de contas, consiste na transformação de um elemento tridimensional – o globo terrestre – em uma superfície bidimensional – o mapa.

As projeções podem ser agrupadas em três categorias principais, dependendo da superfície da projeção empregada em sua construção: cilindro, cone ou plano.₢

Os principais tipos de projeção buscam manter os aspectos mais importantes para a elaboração de um mapa, que são: a distância, a forma e a área. Porém, nenhuma projeção consegue manter esses três elementos ao mesmo tempo. As projeções podem ser classificadas, dependendo das propriedades presentes na relação globo-mapa, em:

Equidistantes: mantêm as distâncias lineares (a partir de um centro determinado – centro da projeção), mas apresentam distorções nas áreas e nas formas terrestres.

Equivalentes: apresentam formas distorcidas, mas as áreas mantêm o mesmo valor da área real. Os ângulos dos planisférios ficam deformados em relação aos ângulos da esfera terrestre.

Conformes: procuram manter os ângulos das coordenadas geográficas. Conservam, assim, as formas terrestres, mas apresentam distorções nas áreas representadas. A escala usada para representar as distâncias varia. Usa-se a escala real apenas nas áreas próximas do Equador. À medida que se afasta da área equatorial, a distorção é maior.

Afilática ou arbitrária: não respeitam nenhuma das propriedades citadas – equivalência, conformidade e equidistância.

Falei que era mais teórico, não falei? E lembra como a cartografia revela aquela visão de mundo pré-determinada?

Algumas projeções cartográficas entraram para a história da cartografia por adquirirem uma simbologia ideológica significativa e mostrarem concepções de mundo que refletem o pensamento de sua época. As mais famosas, as diferenciais, as projeções supimpas são:

Para saber mais, veja também: