Elementos Cartográficos: Escala

Aqui, a matemática entra na geografia. A escala consiste na relação numérica entre a dimensão de uma superfície real e a dimensão desta mesma área em um mapa. Na confecção de um mapa, podemos utilizar dois tipos de escala: a numérica e a gráfica.

Numérica: é representada por uma fração, mostra a relação entre dois números, o numerador corresponde à unidade de distância no mapa e o denominador (também chamado de módulo) à unidade de distância da superfície real. Esta é a forma mais comum de tu encontrares a escala em um mapa.

Exemplo: 1:500.000 ou 1/500.000 significa que cada centímetro no papel corresponde a 500.000 cm na realidade. Assim, podemos dizer que a área real foi reduzida 500.000 vezes.

Gráfica: é expressa através de um desenho ou gráfico (como uma régua).

Exemplo: observe a régua a seguir

Considerando-se que cada espaço vale 01 cm, temos que cada cm no mapa equivale a 5 km na superfície. Como 5 km são 5.000 m ou 500.000 cm, a escala numérica é 1:500.000.

A fórmula matemática que utilizamos para calcular a distância real entre dois pontos, a distância no mapa entre dois pontos ou mesmo a escala, é:

D = distância real
d = distância no mapa
M = módulo da escala

Quanto à classificação das escalas por tamanho, elas podem ser grandes, médias ou pequenas. Te liga no esquema abaixo:

Para saber mais, veja também: