Elementos Cartográficos: Coordenadas Geográficas

Falamos de GPS antes, não é mesmo? A base de utilização deste sistema é exatamente o sistema de coordenadas geográficas. O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias que têm a função de localizar qualquer ponto em sua superfície. Estas linhas correspondem aos paralelos e meridianos e, ao serem justapostas, nos originam as coordenadas geográficas.

Paralelos: são linhas circulares que dão a volta na Terra, traçadas paralelas a Linha do Equador (0°), tanto para o Norte (até 90°), quanto para o Sul (até 90°). Assim, a Linha do Equador é o círculo máximo da Terra.

Os outros paralelos importantes são os Trópicos de Câncer e de Capricórnio e os Círculos Polares Ártico e Antártico. Devido à esfericidade da Terra, o comprimento dos paralelos diminui do Equador para os polos. Olha o desenho aí ao lado!

Meridianos: são semicírculos (180°) traçados do polo Norte ao polo Sul, ou vice-versa, assim, todos os meridianos convergem para os dois polos. O meridiano principal é o Meridiano de Greenwich e a, partir dele, traçamos 180 meridianos para leste e 180 para o oeste.

Por serem semicírculos, dão apenas meia volta na Terra, mas todos têm um mesmo comprimento, assim, para cada meridiano corresponde um antimeridiano, localizado a 180o de distância.

Coordenadas geográficas: correspondem à justaposição dos paralelos e dos meridianos, formando um traçado imaginário sobre a superfície terrestre.

Os meridianos indicam a longitude de um lugar, isto é, a distância em graus de qualquer lugar da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich, variando de 0o a 180o para o leste ou para o oeste. Ah! Falou em fuso horário, você está falando de um sistema fundamentado nas longitudes.

Os paralelos indicam a latitude de um local, isto é, a distância em graus de qualquer lugar da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, variando de 0o a 90o para o norte ou para o sul. Muito se fala em latitude quando se trabalha com a questão climática, por exemplo. Dá uma olhadinha no módulo de climatologia que você vai entender.

Para saber mais, veja também: