Densidade
Este conceito você provavelmente já conhece, falamos sobre ele lá na apostila de Introdução à Física, lembra disso? Utilizamos o exemplo de um balde completamente cheio de areia. Mas o que realmente é densidade? Matematicamente, dizemos que é a razão entre a massa (m) e o volume (V) de um corpo qualquer. Note que estamos falando em um corpo qualquer, que pode ser a mistura de várias coisas.


Massa Específica
Aqui, precisamos ter um pouco mais de cuidado. O modo como calculamos a massa específica é exatamente igual ao modo como calculamos a densidade. Ela é a razão entre a massa de uma substância e seu volume correspondente. Note bem, estamos tratando de substâncias, não de objetos.

Outra coisa que vale a pena notar é esse símbolo estranho (μ) que utilizamos para expressar massa específica. Ele é uma letra grega chamada “Mi”.
Você sabe porque Torricelli utilizou o mercúrio em seu experimento? Ele escolheu o mercúrio em função do seu alto valor de massa específica. Caso ele tivesse escolhido fazer esse experimento com a água, seria necessário utilizar um tubo com mais de 10 metros de altura!
Para saber mais, veja também:
- Introdução à Hidrostática e Estudo da Pressão
- Pressão Atmosférica e o Experimento de Torricelli
- Pressão Hidrostática (Lei de Stevin)
- Vasos Comunicantes e Líquidos Imiscíveis
- Teorema de Pascal e Elevador Hidráulico
- Estudo do Empuxo e o Teorema de Arquimedes
- Peso Aparente e Flutuação
- Hidrostática na Prática: Crocodilo, Balão, Submarino