Definição de Torque

Ao contrário do conceito de força, que já era nosso velho conhecido, o conceito de momento é algo que ainda não estudamos. Mas não se preocupe, não é nada de outro mundo. O momento (também conhecido como torque) explica a rotação dos objetos. Não entendeu? Imagine que você precisa apertar um parafuso com uma chave inglesa. Você precisa fazer uma força na chave para que o parafuso seja apertado, certo? Se liga na imagem abaixo, ela mostra isso e vai facilitar o seu entendimento!

Percebeu que essa força gera uma rotação na chave? Essa relação entre a aplicação de uma força e a rotação de um objeto é justamente o momento! Outra coisa muito importante é que o momento depende de um ponto de rotação. Neste exemplo que acabamos de ver, esse ponto é o parafuso.

Você já brincou de gangorra? Tenho certeza que sim! E se eu te disser que a ideia dessa brincadeira se baseia toda no conceito de momento? Pois, então, é exatamente isso! Cada pessoa sentada faz uma força (o seu peso!) em um lado da gangorra, gerando um momento e fazendo a gangorra girar. E agora vem a parte mais legal! Lembra quando você estava brincando e ia bem para a ponta da gangorra para conseguir deixar o seu amigo “de castigo”? Isso também tem ligação com o momento! Quanto mais longe você ia do ponto de rotação da gangorra, maior era o momento que você gerava e mais difícil era para seu amigo conseguir mover a gangorra. Exatamente essa relação que acabamos de ver é expressa pela fórmula matemática do momento:

Essa expressão nos diz que quanto mais longe do ponto de rotação a força é aplicada, maior é o momento gerado por ela.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é o sinal convencionado para o momento. Caso a força aplicada gere uma rotação no sentido anti-horário, teremos momento positivo. Caso a rotação seja no sentido horário, então teremos momento negativo.

Para saber mais, veja também: