Crioscopia é a propriedade coligativa relacionada à diminuição da temperatura de congelamento de uma solução causada pela adição de soluto em comparação com a temperatura de congelamento do solvente puro.
Como ocorre essa diminuição na temperatura de congelamento?
A explicação dessa propriedade é bem simples, pois o soluto presente na reação interage com o solvente, da mesma maneira que as moléculas interagem na tonoscopia (diminuição da pressão de vapor) e ebulioscopia (aumento da temperatura de ebulição). Só que na propriedade crioscopia o que ocorre é a diminuição da temperatura de congelamento!
Vamos aos exemplos!
Lembra do exemplo citado no começo da apostila? Sobre os países onde neva e se coloca sal nas estradas no inverno? Então, essa prática é realizada justamente por causa da propriedade crioscopia! Com a adição de sal (soluto) nas estradas com gelo (água – solvente), o que ocorre é a diminuição da temperatura de congelamento pela presença o soluto. E o resultado disso? O gelo derrete! Isso ocorre porque a temperatura ambiente permanece a mesma, que congela a água, mas não a água com soluto (que teve a temperatura de congelamento diminuída).

Outra aplicação interessante é a adição de sal no gelo para gelar bebidas mais rapidamente. Muitas pessoas desconhecem essa prática que pode ser muito útil quando se tem uma bebida e se deseja tomá-la mais gelada em pouco tempo. O processo é o mesmo, a adição de sal no gelo provoca uma diminuição na temperatura de congelamento da água, logo tem-se água líquida com temperatura menor que 0°C. Como a água líquida tem maior superfície de contato com o recipiente do que o gelo, terá maior troca de calor e a bebida ficará gelada mais rápido!
Curiosidade
Além do risco de se ter gelo nas estradas, há também o risco de congelamento da água dos radiadores usados para refrigerar os motores dos veículos. Como resolver esse problema? Há produtos comerciais (aditivos) que podem ser adicionados aos radiadores com o objetivo de diminuir a temperatura de congelamento (da mesma maneira que diminui no gelo das estradas, certo?).
► Exemplo de “anticongelante”: etilenoglicol (C6H6O2);
► Em proporção de 50%, consegue diminuir o ponto de fusão da mistura até -35º C!