Citoplasma das Células e Suas Organelas

Além da membrana plasmática e dos envoltórios celulares, as células são compostas por uma substância que preenche o espaço interno da célula: o citoplasma. Como células procarióticas se diferem das eucarióticas por não apresentarem membrana nuclear, existem algumas diferenças a respeito do citoplasma que compõe cada uma delas.

O Citoplasma nas Células Eucarióticas e Procarióticas

As células eucarióticas são dotadas de membrana nuclear (carioteca). Seu citoplasma é constituído por citosol (contém água, íons e substâncias necessárias à síntese de moléculas orgânicas) e preenche, então, o espaço entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. Nele estão imersos os ribossomos, responsáveis pela síntese de proteínas; as inclusões citoplasmáticas temporárias, um meio de reservar substâncias nas célula; o citoesqueleto, que dá forma e sustenta a célula permitindo que o citoplasma se movimente e as células musculares se contraiam; e as organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias e cloroplastos e vacúolos de suco celular, presentes apenas em plantas e certas algas.

As células procarióticas não possuem organelas delimitadas por membranas. Estas organelas foram formadas ao longo da evolução celular a partir de expansões da membrana plasmática de procariotos primitivos, com exceção de mitocôndrias, cloroplastos, que sofreram um processo de formação diferenciado (endossimbiose). Estas expansões também originaram a carioteca. Nem todas as células passaram pelo processo descrito acima e as que mantiveram sua estrutura simplificada deram origem às atuais células procarióticas.

Em procariotos, é no citoplasma que está disperso o material genético, circular, constituído por uma única molécula de DNA. O citoplasma também pode conter moléculas circulares menores de DNA, chamadas de plasmídeos, que contêm genes relacionados com resistência a antibióticos. Além disso, o citoplasma também pode conter inclusões citoplasmáticas.

Ribossomos, organelas responsáveis pela síntese proteica, ocorrem tanto em células eucarióticas quanto em procarióticas, imersos no citoplasma.

Diferença entre uma célula procariótica e uma eucariótica.

Para saber mais, veja também: