Categorias de Conservação

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) criou, em 1964, o maior catálogo sobre o estado de conservação de organismos vivos de todo o planeta: a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (em inglês, IUCN Red List ou Red Data List). O objetivo é fornecer informações com base científica sobre o estado das espécies em um nível global; chamar a atenção do público para a magnitude e a importância da biodiversidade ameaçada; influenciar legislações e políticas nacionais e internacionais; e fornecer informações para orientar as ações para conservar a diversidade biológica.

As principais categorias, em ordem crescente de criticidade, são: pouco preocupante, quase ameaçada, vulnerável, em perigo, criticamente em perigo, extinto da natureza e extinto. Os critérios para a classificação envolvem a redução da população, fragmentação de habitats, distribuição restrita, além de análise quantitativa de risco de extinção.

Fonte:.wikiwand.com

Por exemplo…

O lobo-guará é um canídeo brasileiro que é encontrado, principalmente, no Cerrado e no Pampa, sendo classificado como Vulnerável e Criticamente em Perigo, respectivamente. Isso se dá através da análise do tempo de geração da espécie, a taxa de degradação do bioma, os atropelamentos e as doenças. A estimativa é de que 30% da população seja reduzida até 2034.

Para saber mais, veja também: