Cálculo Envolvendo Pureza

Pureza

É muito comum, em laboratórios, trabalharmos com reagentes impuros e a impureza afeta diretamente nosso rendimento, pois as impurezas afetam a pesagem de nossos reagentes. Para facilitar o entendimento, segue o exemplo:

Para fazer a correção da acidez do solo, é muito utilizado o calcário. Em uma lavoura, o agrônomo calcula a quantidade de calcário necessário em função da acidez do solo. Porém o calcário comercial não tem apenas carbonato de cálcio – que é a substância que atua como regulador de pH – mas diversas substâncias chamadas impurezas, como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos, entre outros.

Supondo que o calcário disponível para que o agrônomo use tenha 70% de pureza, isso implica que, a cada tonelada (1.000 kg) de calcário aplicado na lavoura, apenas 700 kg serão de carbonato de cálcio. O restante, que corresponde a 300 kg, serão impurezas, que não irão ajudar a ajustar a acidez do solo. Se a quantidade de impureza fosse desconsiderada durante o cálculo, teríamos um erro em relação à quantidade mínima necessária de calcário para efetuar a correção do pH, não é mesmo?

Você entendeu a importância de considerar as impurezas? Mas aí você deve estar se perguntando: por que não purificam todos os reagentes antes de efetuar as reações?

Com frequência, a purificação dos reagentes torna a execução da reação química inviável economicamente. Caso sejam inertes, as impurezas não afetam a natureza do produto final, somente a quantidade obtida.

Veja o segundo exemplo:

Qual a quantidade de CaSO4 obtida a partir de 80 g de CaCO3 com 90% de pureza?

Em outras palavras, para produzir 136 g de CaSO4 você precisa de 100 g de CaCO3. Mas, no laboratório, você tem apenas 80 g CaCO3 a 90 %, certo? Então, quanto vai ser produzido?

Se:

Fazendo a regra de três, teremos a resposta de 72 g de CaCO3. Agora, já sabemos que em 80 g de CaCO3 com 90% de pureza temos 72 g de CaCO3 e 8 g de impurezas.

Assim, já podemos fazer o outro cálculo. Olha a reação 1.

Se com:

Fazendo a regra de três, obtemos a resposta de 97,92 g. Fácil, não?

Para saber mais, veja também: