A nossa atmosfera – camada gasosa que envolve o planeta – possui a seguinte composição:
►Nitrogênio (N2): 78%
► Oxigênio (O2): 21%
► Outros Gases: 1%
A atmosfera terrestre pode ser dividida em diferentes regiões segundo o comportamento da temperatura. Estas regiões podem ser observadas na figura abaixo.

► Troposfera: camada mais baixa da atmosfera onde a temperatura diminui com a altitude – cerca de 1°C a cada 200 metros. Nesta camada, encontramos 75% do volume dos gases da atmosfera e cerca de 80% da umidade. É onde ocorrem os movimentos verticais do ar e os fenômenos climatológicos;
► Estratosfera: a temperatura começa a aumentar com a altitude, o ar nesta camada é limpo e claro (ausência de vapor d’água). Presença da camada de ozônio;
► Mesosfera: a temperatura volta a cair com a altitude, alcançando -95°C, ou menos;
► Termosfera: a temperatura aumenta com a altitude, chegando a ± 1000°C a 350 km de altura, devido às partículas ionizadas pela radiação solar. Ar de baixa densidade.
Para se chegar às conclusões sobre as características de um clima, é necessário observar os seus elementos formadores e os seus fatores modificadores.

► Elementos climáticos: são os que compõem o clima;
► Fatores climáticos: são aqueles que afetam os elementos climáticos.
► Temperatura: é o estado térmico da atmosfera. A atmosfera é aquecida pelas radiações de calor emitidas pela Terra e, sobretudo, pelo Sol.
A temperatura não é a mesma em todos os lugares da Terra, está sujeita a variações provocadas por diversos fatores: latitude, altitude, continentalidade, maritimidade, vegetação, massas de ar e estações do ano. A temperatura média do planeta é de, aproximadamente, 17°C.
Os raios solares não atingem a superfície terrestre de maneira uniforme, em virtude da forma esférica da Terra. Na região tropical, atingem o planeta de forma perpendicular; nas zonas frias, em ângulos tangenciais. Essas diferenças são extremamente importantes para a circulação geral da atmosfera e geram o gradiente de temperatura do planeta.

► Amplitude térmica: é a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas, podendo ser diárias, mensais ou anuais;
► Isotermas: são linhas que unem pontos que apresentam mesma temperatura;
► Média Térmica: é a média aritmética das temperaturas de um determinado dia, mês ou ano.
► Equador Térmico: é a linha dos pontos de máxima temperatura. Ele não coincide com o Equador geográfico, pois, dependendo da época do ano, o Sol encontra-se aquecendo mais um hemisfério do que outro.

Para saber mais, veja também:
- A Atmosfera: Latitude e Altitude
- A Atmosfera: Continentalidade e Maritimidade
- A Atmosfera: Correntes Marítimas
- A Atmosfera: Pressão, Altitude e Temperatura
- Circulação Geral da Atmosfera
- Circulação da Atmosfera: Massas de Ar
- Circulação da Atmosfera: Diferentes Fatores
- Circulação da Atmosfera: Precipitações
- Climogramas
- Brasil – Dinâmica Climática
- Brasil – Tipos de Clima