
Países: 45. Afeganistão, Arábia Saudita, Bangladesh, Barein, Brunei, Butão, Camboja, Catar, Cazaquistão, China, Cingapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, parte asiática da Rússia, Filipinas, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Malásia, Maldivas, Mianmar, Mongólia, Nepal, Omã, Paquistão, Quirguistão, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan (Formosa), Timor-Leste, Turcomenistão, parte asiática da Turquia, Uzbequistão e Vietnã.
A Ásia é o maior e o mais populoso continente. Na Cordilheira do Himalaia, estão os pontos mais altos do planeta, em especial o Monte Everest, de 8.844 metros, na fronteira entre o Nepal e a China. Abriga paisagens inóspitas, como o deserto quente da Arábia e o deserto frio de Gobi, além da gelada Sibéria. Situam-se no continente asiático algumas das maiores concentrações humanas, em megacidades como Tóquio (Japão), Mumbai (ex-Bombaim, na Índia), Xangai (China) e Daca (Bangladesh). Além disso, é o berço de algumas das mais antigas civilizações e das principais religiões do planeta.
Os recursos naturais do continente são imensos. A Ásia é responsável por quase metade do petróleo produzido do mundo e possui as maiores reservas conhecidas nos países do Golfo Pérsico, principalmente na Arábia Saudita e no Iraque. Outras jazidas petrolíferas com enorme potencial, situadas na Ásia Central, começaram a ser exploradas nos últimos anos. No continente existem nações com forte produção industrial e de exportação, como Japão, China, Coreia do Sul e Taiwan, e regiões pouco desenvolvidas, com graves problemas sociais, principalmente na Ásia Central.
Superados o colonialismo europeu e o período da Guerra Fria, que alimentou guerras como a da Coreia (1950-1953) e a do Vietnã (1959-1975), mantêm-se alguns embates envolvendo disputa territorial. São exemplos: o conflito entre israelenses e palestinos, no Oriente Médio, e entre a Índia e o Paquistão, na região da Caxemira. Cerca de metade das forças militares dos EUA pelo mundo encontra-se no continente. Aproximadamente 32 mil delas estão no Afeganistão, que, sob a acusação de apoiar organizações terroristas, foi atacado e militarmente ocupado por tropas lideradas pelos EUA em 2002. Os EUA também ocuparam militarmente o Iraque em 2003 e derrubaram o governo de Saddam Hussein, alegando que o país desenvolvia armas de destruição em massa, o que não foi comprovado. A retirada das tropas do Iraque foi concluída em dezembro de 2011.
Aspectos Naturais
A Ásia abrange a maior parte dos territórios da Rússia e da Turquia e corresponde a quase um terço das terras emersas do globo, com aproximadamente 45 milhões de quilômetros quadrados. É limitado ao norte pelo Oceano Ártico, ao sul pelo Oceano Índico, a leste pelo Oceano Pacífico e a oeste pelos mares Vermelho e Mediterrâneo e pela Europa, com a qual forma uma única massa continental. A fronteira convencional entre Ásia e Europa é determinada pelos Montes Urais, pelo Rio Ural, pelo Mar Cáspio, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Negro. O desfacelamento da União Soviética (URSS) e outras mudanças políticas e econômicas ocorridas nos dois continentes, como a expansão da União Europeia (UE), vêm submetendo essas fronteiras tradicionais a revisões.
A Ásia une-se à África pelo Istmo de Suez, comunica-se com a Oceania pelas ilhas da Indonésia e separa-se da América pelo Estreito de Bering. O litoral do continente estende-se por cerca de 250 mil quilômetros. Enquanto a costa meridional é formada por grandes penínsulas (a Anatólica, a Arábica, a Indiana e a Indochinesa), a oriental é contornadapor uma série de ilhas que delimitam mares costeiros. A costa setentrional mantém-se congelada quase o ano inteiro.
Para saber mais, veja também:
- Introdução à Geografia dos Continentes
- África: Introdução ao Continente
- África: Aspectos Naturais
- África: Aspectos Socioeconômicos
- América: Introdução ao Continente
- América do Norte: Aspectos Naturais e Socioeconômicos
- América Central: Aspectos Naturais e Socioeconômicos
- América do Sul: Aspectos Naturais e Socioeconômicos
- Ásia: Aspectos Naturais
- Ásia: Aspectos Socioeconômicos
- Europa: Introdução ao Continente
- Europa: Aspectos Naturais
- Europa: Aspectos Socioeconômicos
- Oceania: Introdução ao Continente
- Oceania: Aspectos Naturais
- Oceania: Aspectos Socioeconômicos
- As Regiões Polares