Ásia: Aspectos Naturais

A Ásia abrange a maior parte dos territórios da Rússia e da Turquia e corresponde a quase um terço das terras emersas do globo, com aproximadamente 45 milhões de quilômetros quadrados. É limitado ao norte pelo Oceano Ártico, ao sul pelo Oceano Índico, a leste pelo Oceano Pacífico e a oeste pelos mares Vermelho e Mediterrâneo e pela Europa, com a qual forma uma única massa continental. A fronteira convencional entre Ásia e Europa é determinada pelos Montes Urais, pelo Rio Ural, pelo Mar Cáspio, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Negro. O desfacelamento da União Soviética (URSS) e outras mudanças políticas e econômicas ocorridas nos dois continentes, como a expansão da União Europeia (UE), vêm submetendo essas fronteiras tradicionais a revisões.

A Ásia une-se à África pelo Istmo de Suez, comunica-se com a Oceania pelas ilhas da Indonésia e separa-se da América pelo Estreito de Bering. O litoral do continente estende-se por cerca de 250 mil quilômetros. Enquanto a costa meridional é formada por grandes penínsulas (a Anatólica, a Arábica, a Indiana e a Indochinesa), a oriental é contornadapor uma série de ilhas que delimitam mares costeiros. A costa setentrional mantém-se congelada quase o ano inteiro.

O relevo asiático apresenta a maior altitude média da Terra (960 metros), em razão da presença de grandes cadeias montanhosas, entre as quais a Cordilheira do Himalaia e a do Kunlun, que contornam o planalto do Tibete, conhecido como o teto do mundo. Há também extensas planícies, além de grandes depressões, como o Mar Morto, situado a 365 metros abaixo do nível do mar, e o fundo do Lago Baikal, a 1.620 metros. É nas montanhas da Ásia Central que nascem alguns dos principais rios do continente: rios Amur, Huang Ho (Rio Amarelo) e Chang Jiang, no Oceano Pacífico; Rio Mekong, no Mar da China Meridional; rios Brahmaputra, Ganges e Indo, no Oceano Índico.

Em virtude da vastidão do território, da diversidade de relevos e do regime de chuvas (monções), a Ásia possui muitos tipos de clima: polar, frio, semiárido, frio de montanha, subtropical, tropical, equatorial e desértico. Como consequência, existe também uma variedade grande de vegetação: tundra, estepes, florestas de coníferas, florestas temperadas e florestas tropicais. Aproximadamente 70% das florestas asiáticas foram desmatadas. Esse índice é o maior entre todos os continentes. Países como Camboja, Rússia, Indonésia, Laos e Mianmar, no entanto, contém ainda boa parte da vegetação nativa. A Rússia abriga quase três quartos das florestas de coníferas do mundo, a maior parte na Sibéria.

O território asiático é recortado por várias placas tectônicas, o que torna diversas partes do continente sujeitas a terremotos, como em regiões do Irã e da China. Tremores submarinos também afetam a região, gerando tsunamis. Em dezembro de 2004, um terremoto próximo à costa ocidental da Ilha de Sumatra, na costa noroeste da Indonésia, provocou ondas gigantes, atingindo países como a própria Indonésia, o Sri Lanka, a Índia e a Tailândia. Mais de 230 mil pessoas morreram. Em março de 2011, um terremoto seguido de tsunami atingiu o noroeste do Japão e deixou cerca de 16 mil mortos e 3,3 mil desaparecidos.

Para saber mais, veja também: