Arcadismo

O arcadismo, também chamado de Neoclassicismo, é um movimento que ocorreu no século XVIII (1701-1800) e se contrapôs ao Barroco. Enquanto o Barroco é a arte da crise, a arte das luzes e das sombras, o arcadismo vai ser uma arte influenciada pelo Século das Luzes e por uma série de elementos históricos presentes no Século XVIII.

Todos esses elementos históricos influenciaram a literatura e toda a produção artística do Arcadismo, agora livre da culpa e da complexidade barrocas. O Arcadismo, assim, passa a se ancorar na Razão do Século das Luzes e do Iluminismo, buscando a simplicidade e, especialmente, bebendo da fonte da literatura clássica greco-romana; por isso, o movimento também é chamado de Neoclassicismo.

Arcadismo no Brasil

O Arcadismo no Brasil foi um movimento muito menor dentro da literatura colonial, da literatura pré-independência, e não tem muito destaque dentro do painel da nossa história da arte. O movimento, aconteceu em um período histórico de mudanças.

Contexto histórico do Arcadismo Brasileiro:

► Descoberta do ouro em Minas Gerais (Final do Século XVII).

► Expulsão dos jesuítas do Brasil (1758).

► Inconfidência Mineira (1789).

► Influências do Iluminismo e da Independência Americana.

Durante o período da Inconfidência Mineira, em 1789, impostos absurdos eram cobrados em decorrência da descoberta do ouro. Muitos movimentos de elite e também movimentos populares se insuflaram contra a colônia.

Nesse período, rolava uma troca clandestina de textos sobre o movimento iluminista, sobre as ideias de igualdade e de liberdade e, também, sobre a Independência Americana.

Temos aqui o início de um sistema literário no país! Mas ainda não podemos falar de Literatura Brasileira, porque os principais autores do Arcadismo, apesar de terem nascido no Brasil, como Cláudio Manuel da Costa, por exemplo, fizeram todos os seus estudos em Portugal e voltaram ao Brasil com um pensamento totalmente europeizado. Esses escritores, portanto, não se destacam como artistas que pensaram o Brasil ou fizeram uma poesia nacional. Eles copiaram modelos europeus.

Principais características do movimento:

► Imitação dos clássicos (Literatura greco-romana).

► Apagamento do Eu (Substituído por uma Personalidade Pastoril).

► Culto à natureza (também inspirados nos greco-romanos).

► Busca da simplicidade.

Para saber mais, veja também: