Aminas

São compostos orgânicos que derivam da amônia pela substituição de um ou mais hidrogênios por radicais derivados de hidrocarbonetos.

As aminas caracterizam-se pela polaridade elevada; as primárias e as secundárias apresentam pontes de hidrogênio. Entretanto, a menor polaridade da ligação N-H em relação à ligação O-H faz com que a intensidade atrativa das aminas seja menor que a dos álcoois de tamanho semelhante. Assim, seus pontos de fusão e ebulição são menores que os dos álcoois com cadeias semelhantes.

O par não ligante do nitrogênio do grupo amina apresenta significativa tendência de receber prótons H+, determinando o caráter básico pronunciado das aminas. A adição de ácidos a aminas resulta na transferência do H+ para o par não ligante do nitrogênio, convertendo a amina num cátion e o ácido num ânion. O composto resultante se caracteriza como um sal de amônio quaternário.

A solubilidade em água desse sal é importante para identificar uma amina e essa reação é particularmente útil para a solubilização de aminas com número de carbonos mais elevado que, sem isso, seriam insolúveis.

Fórmula geral: R-NH2 (primária); R-NH-R (secundária); NR3 (terciária).

Nomenclatura: radical(ais) ligado(s) ao nitrogênio AMINA

Exemplos:

Para saber mais, veja também: