América do Norte: Aspectos Naturais e Socioeconômicos

Países: Canadá, Estados Unidos da América (EUA) e México.

Países com grandes territórios, o Canadá e os EUA possuem disponibilidade de recursos naturais e elevado padrão de vida. Os EUA se destacam como a maior potência econômica e militar do planeta. O México apresenta perfil de desenvolvimento semelhante ao das demais nações latino americanas, mas sua economia está cada vez mais integrada à dos EUA e à do Canadá, graças ao Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Em 2018, os governos dos EUA, Canadá e México formalizaram um novo acordo – chamado de “Acordo Estados Unidos-México-Canadá” (USMCA, na sigla em inglês) -, com a finalidade de substituir o antigo Nafta. Os termos “novo” Nafta, que refletem a orientação protecionista do governo Donald Trump, ainda devem ser ratificados pelo parlamento dos três países.

Compreendendo uma área de 23,4 milhões de km2, a América do Norte é uma vasta extensão de terra de formato triangular. Suas principais elevações são a Cordilheira do Alasca e as Montanhas Rochosas, a oeste, e a terceira maior bacia hidrográfica do mundo – a do Mississippi-Missouri – a leste. Na fronteira do Canadá com os EUA, encontram-se os Grandes Lagos (Superior, Michigan, Eire, Huron e Ontário ). A maior ilha do continente – e do mundo – situa-se na América do Norte: Groenlândia, com quase 2,2 milhões de quilômetros quadrados.

Na porção norte, de clima continental frio, predominam as florestas de coníferas; o centro e o sudeste, de clima continental, são ocupados por florestas temperadas e pradarias; no sudoeste, há desertos, como o da Califórnia. De acordo com o World Resources lnstitute, a América do Norte ainda conserva três quartos de suas florestas originais.

Aspectos Socioeconômicos

Há cerca de 481,9 milhões de habitantes no subcontinente (2014), segundo estimativa do Fundo de População das Nações Unidas. Por causa do clima frio, a concentração populacional é baixa no Alasca, na Groenlândia e no norte do Canadá. Aumenta em direção ao sul, apresentando-se altamente densa em centros urbanos como Cidade do México, Nova York e Los Angeles. A maioria dos habitantes descende de colonizadores britânicos, franceses e espanhóis, de escravos africanos e de vários grupos de imigrantes (italianos, irlandeses, chineses, etc.). As principais línguas faladas são o inglês, o espanhol e o francês.

O subcontinente encontra-se plenamente industrializado, nos Estados Unidos e no Canadá este processo é mais visível, em menor grau, no México. A região nordeste dos EUA é a mais industrializada do mundo, sendo chamada de Manufacturing Belt. A agricultura é altamente mecanizada e responde por grande parcela da produção mundial de alimentos, com destaque para os cereais, o milho, a soja e a laranja. A América do Norte possui também vasta reserva de combustíveis fósseis e minérios. A cidade de Nova York, na costa leste norte-americana, é o principal centro financeiro internacional.

Para saber mais, veja também: