América: Introdução ao Continente

O continente americano possui uma área superior a 42 milhões de quilômetros quadrados, estando dividido em América do Norte (23,4 milhões de km2), América Central (735,6 mil km2) e América do Sul (17,8 milhões de km2). A América é formada por 35 países e sua população é de 934,3 milhões de habitantes. Um sistema de cadeias montanhosas percorre o território em sua porção oeste, sem interrupção, desde o Estreito de Magalhães, no extremo sul, até o Estreito de Bering, no extremo norte: a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e as Montanhas Rochosas, na América do Norte.

A América do Norte foi colonizada principalmente por ingleses e franceses, enquanto espanhóis e portugueses dominaram a maior parte da América Central e da América do Sul. Ao longo da Cordilheira dos Andes, no sul, viviam, anteriormente, os povos incas, dizimados pelos colonizadores espanhóis. Seu mais importante legado arquitetônico é a cidade de pedra de Machu Picchu, no território do atual Peru. Outras civilizações pré-colombianas (anteriores à chegada de Colombo à América) muito desenvolvidas eram os maias e os astecas.

Nenhum continente apresenta tamanho desequilíbrio regional quanto a América. Os Estados Unidos (EUA) e o Canadá são duas das mais desenvolvidas nações mundiais. Os outros 33 países que compõem a América Latina estão num patamar de desenvolvimento econômico e social bem inferior. Em 2015, EUA e Canadá somavam um Produto Interno Bruto (PIB) de 18,6 trilhões de dólares, ante 06 trilhões de dólares de todos os demais países americanos juntos.

Para saber mais, veja também: