Álcoois
São compostos orgânicos que apresentam uma ou mais hidroxilas (-OH) ligadas diretamente a um carbono saturado. A presença de hidroxilas nos álcoois confere polaridade elevada a esses compostos e também determina as pontes de hidrogênio como forças intermoleculares predominantes. Dessa forma, seus pontos de fusão e de ebulição são elevados (se comparados aos hidrocarbonetos).
A solubilidade em água é favorecida pela presença das hidroxilas, que são grupos polares, especialmente nos compostos com menor número de carbonos. Ou seja, quanto mais hidroxilas, maior será a solubilidade em água (que também é polar); por outro lado, quanto maior for a cadeia carbônica, menor será a solubilidade em água.
Exemplos:

Abaixo, temos as classificações dos álcoois:
► Primário: hidroxila ligada a um C primário
► Secundário: hidroxila ligada a um C secundário
► Terciário: hidroxila ligada a um C terciário

► Fórmula geral: R-OH
► Nomenclatura: hidrocarboneto correspondente OL
Fenóis
São compostos orgânicos caracterizados pela presença de uma ou mais hidroxilas ligadas diretamente a um anel benzênico. A presença desse grupo confere polaridade elevada aos fenóis, que se apresentam líquidos ou como sólidos com baixo ponto de fusão. Apesar da formação de pontes de hidrogênio com a água, os fenóis iniciam com seis carbonos, o que os torna apenas parcialmente solúveis em água. Seu caráter é levemente ácido, pois se ioniza facilmente liberando H+.
Fórmula geral: Ar-OH
Nomenclatura: (1,_) HIDROXI radical ligado ao benzeno BENZENO
Exemplos:
