Apesar dos termos “mar” e “oceano” serem usados indistintamente, existem algumas diferenças geográficas entre eles:
Oceanos: enormes massas de água salgada que circundam os continentes; apresentam um relevo próprio, além de uma menor salinidade e temperatura em relação aos mares.
Mares: são massas de água salgadas localizadas próximo aos continentes ou no interior destes, sempre sobre a plataforma continental. Em relação aos oceanos, os mares apresentam maior salinidade, temperatura, transparência e menor profundidade. São classificados em:
► Mar aberto ou costeiro: se comunica com os oceanos através de largas passagens. Ex.: Mar do Norte, do Japão, das Antilhas;
► Mar interior ou continental: se comunica com o oceano por canais ou estreitos. Ex.: Mar Vermelho, Mediterrâneo, Báltico;
► Mar fechado ou isolado: não apresenta comunicação com oceanos. Ex.: Mar Morto, de Aral, Cáspio.
As correntes marítimas caracterizam um fator importante relacionado às águas oceânicas. São os movimentos horizontais das águas oceânicas ocasionados pela diferença de salinidade e temperatura das águas e movimento de rotação da Terra. As correntes marítimas podem ser quentes ou frias, influenciando o clima do planeta e a piscosidade de áreas oceânicas.
