A Agropecuária Brasileira

Na Pecuária

No país, há um predomínio da pecuária extensiva, principalmente no Centro-Oeste e no Nordeste. Os maiores rebanhos bovinos estão em Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O rebanho bovino do Brasil é o maior do mundo, com cerca de 209 milhões de cabeças. Outros rebanhos:

Avicultura: a modernização industrial alterou a estrutura de criação de aves. São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul destacam-se na produção.

Suínos: terceiro maior rebanho do país, as principais criações estão no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina;

Caprinos: destaca-se o Nordeste (Bahia, Piauí e Pernambuco);

Equinos: o país possui o segundo maior rebanho do mundo, destacando-se Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul;

Ovinos: o maior rebanho está no Rio Grande do Sul, mas Bahia, Piauí e Ceará também destacam-se;

Búfalos: o maior rebanho encontra-se no Pará, na Ilha de Marajó e no Amapá.

A pecuária semiextensiva desenvolve-se em regiões de economia dinâmica – oeste paulista, Triângulo Mineiro e Campanha Gaúcha – onde há seleção de raças e elevados índices de produtividade e rentabilidade – e em algumas áreas de expansão das fronteiras, como Tocantins, Rondônia e principalmente Mato Grosso. Nos cinturões verdes e nas bacias leiteiras, a criação de bovinos é praticada de forma intensiva, com boa qualidade dos rebanhos e alta produtividade de leite e carne. Nessa modalidade de criação, têm importantes posições: o vale do Paraíba (São Paulo) e o sul de Minas Gerais. Já o centro-oeste de Santa Catarina apresenta grande concentração de frigoríficos (Sadia, Perdigão, Chapecó, Seara etc.), com grande participação de pequenas e médias propriedades que criam aves e suínos para fornecimento de empresas.

Na Agricultura

Principais produtos por região:

► Sul: soja, milho, arroz, trigo;

► Sudeste: cana-de-açúcar, café, laranja;

► Nordeste: cana-de-açúcar, mandioca, soja;

► Norte: mandioca, arroz, milho, soja;

► Centro-Oeste: soja, milho, algodão.

Veneno demais

Cerrado, que ocupa um quarto do território brasileiro, sofre com o uso de pesticidas. O avanço do agronegócio rende lucros vultosos, mas os cultivos predominantes – soja, cana-de-açúcar, algodão e eucalipto – já ocupam 22 milhões de hectares do bioma (10% de sua área total). O problema é que “o Brasil é hoje o maior consumidor de pesticidas do planeta”, revela o médico Wanderlei Pignati, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Suas pesquisas revelaram que, em 2011, o país fez uso de 853 milhões de litros desses produtos. Ainda no mesmo ano, um estudo com 62 mulheres da cidade de Lucas do Rio Verde apontou contaminação no leite de todas elas por substâncias encontradas em agrotóxicos. Os efeitos vão de câncer a má-formação do feto. Por Afonso Capelas Jr.

Muitos vegetais consumidos no Brasil contêm resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis.

Pimentão: 92%
Morango: 63%
Pepino: 57%
Alface: 54%

Para saber mais, veja também: