Observar outras realidades – que talvez não possamos observar nas limitações temporais e geográficas que a vida nos coloca –, seus mecanismos internos e seus funcionamentos através da proteção das páginas de um livro, através do silêncio seguro da leitura, é uma maneira de observarmos a nós mesmos, de identificarmos o que temos em comum com aquelas figuras fictícias (porém tão reais), de descobrirmos aquilo que, em nós, nunca conseguimos entender ou perceber de forma clara e consciente. Desvendar outros homens e outras mulheres nas páginas de um livro é descobrir quem somos; olhar o mundo através dos olhos de muitos personagens é enriquecer o nosso olhar.
O narrador do romance Demian, um livro muito legal do escritor alemão Hermann Hesse, diz que:
“Os poetas, quando escrevem novelas, costumam proceder como se fossem Deus e pudessem abranger com o olhar toda a história de uma vida humana, compreendendo-a e expondo-a como se o próprio Deus a relatasse, sem nenhum véu, revelando a cada instante sua essência mais íntima”
HESSE, Herman. Demian. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.
O olhar desses poetas, que escrevem sobre o mundo e sobre os homens e as mulheres e sobre suas relações, altera o nosso próprio olhar, serve de intermédio enriquecedor a nossa forma de lidar com a realidade! E, muitas vezes, o olhar deles irá entrar em choque com as maneiras convencionais de ver a vida e irá acabar por reorganizar a nossa própria forma de enxergar e conceber a realidade.
E, para concluir, nós deixamos com vocês o trecho de uma reflexão sobre literatura de um professor super conhecido que se pergunta pelo sentido dessa arte em um mundo tão prático, tão preocupado com as coisas mais objetivas e tão sem tempo para a delicadeza da prosa e da poesia. Antoine Compagnon vai dizer:
“A verdade é que as obras-primas do romance contemporâneo dizem muito mais sobre o homem e sobre a natureza do que graves obras de Filosofia, de História e de Crítica […]. Exercício de reflexão e experiência de escrita, a Literatura responde a um projeto de conhecimento do homem e do mundo.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Algumas Obras Literárias Que Nós Recomendamos!
► Demian (Hermann Hesse)
► O Fio da Navalha (Somerset Maugham)
► Frankenstein (Mary Shelley)
► Drácula (Bram Stocker)
► A Morte de Ivan Ilitch (Leon Tolstói)
► O Apanhador no Campo de Centeio (J. D. Salinger)
► Clube da Luta (Chuck Palahniuk)
► Deus Foi Almoçar (Ferrèz)
► Barba Ensopada de Sangue (Daniel Galera)
► Capitães da Areia (Jorge Amado)
► Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago)
► Ensaio sobre a Lucidez (José Saramago)
► Feliz Ano Novo (Rubem Fonseca)
► O Xará (Jhumpa Lahiri)